História da Associação Esportiva SANKALP

O projeto “Badminton na Escola” foi idealizado em dezembro de 2005, pela professora Marta Lopes, com a idéia de propiciar a prática do esporte aos alunos da rede estadual de ensino na cidade de Campinas.

No início de 2006, conseguiu-se uma escola com infra-estrutura necessária, a EE Jornalista Roberto Marinho, no CDHU da Vila Padre Anchieta. Porém, pela falta de recursos, só foi possível viabilizar o projeto em outubro daquele ano: com trabalho voluntário dos alunos e comunidade foram pintadas as quadras, sete raquetes e algumas petecas usadas foram doadas por amantes do esporte e, para suprir a falta das redes, adaptaram-se duas cordas.

O trabalho foi iniciado com uma turma de dez alunos, treinando as terças e quintas-feiras das 18h00 às 20h30. Durante mais de dois anos, esta foi a única escola pública do estado a participar de torneios promovidos pela Federação de Badminton do Estado de São Paulo (FEBASP) e pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), tendo conseguido excelentes resultados em pouco tempo de trabalho.

Entre os principais resultados esportivos nestes primeiros anos, podem-se destacar:

2007

- Melhor atleta em Simples Mirim Feminina no circuito FEBASP (Gabriela dos Santos)

- Melhor atleta em Dupla Infantil Feminina no circuito FEBASP (Gabriele Santos)

- Melhor Dupla Masculina Infantil no circuito FEBASP (Luan Rocha e Marcos Freitas)

- Medalha de Bronze em Simples Mirim Feminina no Campeonato Brasileiro (Gabriela dos Santos)

- Medalha de Bronze em Dupla Feminina A no Campeonato Brasileiro (Marta Lopes)

- Melhor atleta em Simples Mirim Masculino no circuito FEBASP (Caio Caldeira)

- Melhor Dupla Mirim Masculina no circuito FEBASP (Caio Caldeira e César Corat)

- Medalha de Bronze em Dupla Feminina Sub-15 no Campeonato Brasileiro (Gabriela dos Santos e Tainara Marcelino)

- Medalha de Prata em Dupla Masculina Sub-17 no Campeonato Brasileiro (Lucas Cavalheiro e Luan Rocha)

- Medalha de Ouro em Dupla Mista Sub-13 no Campeonato Brasileiro (Caio Caldeira)

- Medalha de Bronze em Simples Mirim Sub-15 no Campeonato Brasileiro e classificação para a Seleção Brasileira do Pan-Jr/Guatemala (Gabriela dos Santos)

2009

- 3ª Melhor Equipe na Categoria Aberta no circuito FEBASP (tendo sido 2ª colocada nas duas últimas etapas do ano).

Para dar continuidade ao trabalho e buscar melhores condições, foi criada em janeiro de 2008 e registrada em julho do mesmo ano a Associação Esportiva SANKALP, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, com o objetivo de administrar o projeto de Badminton, captando recursos e parcerias.

Os treinos continuam sendo desenvolvidos na EE Roberto Marinho, mas, a partir de 2009, a equipe do projeto da professora Marta passou a representar a SANKALP nos torneios oficiais de Badminton.

Em abril de 2009, em reconhecimento a todo trabalho já desenvolvido no projeto, mesmo antes da fundação da Associação, a Câmara dos Vereadores de Campinas, por proposta do vereador Zé Carlos, concedeu à entidade o título de Órgão de Utilidade Pública Municipal (lei 13.566/2009).

Fonte: www.sankalp.org.br

Onde Treinar