Lacrosse

História

Lacrosse é um esporte de equipe popular principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, jogada por 10 jogadores (equipes masculinas) e 12 (equipes femininas), em que cada jogador usa um stick com uma rede (o crosse) onde através de passes e recepções de uma bola de borracha têm o objectivo de marcar gols rematando a bola para dentro da baliza do adversário.

A equipe é composta por três atacantes, três médios, três defesas e um guarda-redes.

No Lacrosse masculino, os jogadores devem usar equipamento de protecção nas suas cabeças, ombros, braços e nas mãos.

O Lacrosse feminino é jogado da mesma maneira, com a diferença de que há mais dois médios por equipa. As jogadoras apenas usam protecção nos olhos (excepto a guarda-redes que usa mais equipamento: um capacete, caneleiras e uma protecção para os seios).

O contacto não é permitido, apenas pequenos toques com o stick.

História

O Lacrosse foi o primeiro desporto dos indígenas americanos (antes do séc. XV), cada equipe era constituída por 100 a 1000 jogadores em campo, o qual se estendia de aproximadamente 457,20 metros à um par milhas de comprimento (usavam fronteiras ou limites naturais).

Eram disputados para “ajustes de contas” inter-tribais.

Os jogadores concentravam-se primeiro em lesionar os seus adversários com os seus “sticks” pois assim facilmente marcavam gols.

Os jogos duravam desde o nascimento até ao pôr-do-sol ou mesmo durante dois a três dias.

Com frequência os jogadores eram gravemente lesionados e até mortos.

O Lacrosse desempenhou um papel significante na comunidade e na vida religiosa das tribos de todo o continente por muitos anos.

Foi caracterizado pelo envolvimento espiritual profundo, pois jogavam com o objectivo de sentirem honra e glória por eles próprios e pelas suas tribos.

O jogo foi denominado Lacrosse por observadores franceses. O nome é possivelmente uma estenografia de uma frase como "le jeu de la crosse" (o jogo do pau).

Em 1856, Dr. William George Beers, um dentista canadense, fundou o Clube de Lacrosse de Montreal e em 1867 regulamentou a modalidade, encurtando a duração de cada jogo e reduzindo o número de jogadores por equipe (10 jogadores).

A partir do ano de 1900, escolas secundárias, colégios e universidades começaram a praticar o Lacrosse, disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão do ano de 1904 e 1908.

Em 1930, uma versão indoor do jogo, Box Lacrosse, foi introduzida no Canadá. Rapidamente tornou-se na versão dominante do Lacrosse nesse país.

A explosão desta modalidade foi facilitada pela introdução das cabeças do stick plásticas inventadas pela marca Baltimore (estado de Maryland) - fabricante da marca de equipamento STX (sticks) a partir de ano de 1970.

Esta inovação reduziu o peso e o custo do stick, e fez com que o jogo tivesse passes mais rápidos e uma velocidade de jogo mais rápida.

Fonte: Cricket Blog