História

O Mini-Tênis nasceu por volta de 1942 na cidade de São Vicente, região de Santos no estado de São Paulo.

Um grupo de amigos, formado por brasileiros e estrangeiros (principalmente ingleses), queria jogar tênis, mas os tradicionais clubes da época como o Clube dos Ingleses, Tênis Clube e Saldanha, tinham suas quadras completamente lotadas, obrigando o grupo a ir para a Praia da Boa Vista, que por apresentar uma areia batida, propiciava a prática do esporte.

Foi Ralph Brunsen quem mandou fazer as raquetes de madeira, que logo encantaram os demais integrantes do grupo... Com o passar dos anos, o Mini-Tênis teve o seu auge na década de 80. Foi nessa época que aconteceram vários campeonatos e marcas fortes (Procópio e a Mercúrio) passaram a fabricar a tradicional raquete de madeira idealizada por Ralph.

Hoje em dia, por não oferecer limite de idade ou sexo e também, por ser um esporte muito descontraído, o Mini-Tênis é cada vez mais praticado, tornando-se um ponto de encontro capaz de cativar e consolidar amizades.

Fonte: Portal Mini Tenis

Regras

A Raquetinha é praticada em uma quadra idêntica ao Tênis, às regras são as mesmas.

As únicas diferenças entre um jogo de Raquetinha e de Tênis é que a Raquetinha é jogada somente em dupla, em um set único de nove games. O acessório também é diferente, na raquetinha são utilizadas raquetes de madeira ou fibra, pesando em média 415 e 440 gramas, sendo a de madeira a mais tradicional.

A quadra é dividida por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola com uma raquete para o lado do adversário.

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra.

O mini-tênis como o tênis possui um específico sistema de pontuação que subdivide o jogo em games e sets. Explicando superficialmente, cada game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-6-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo.

Vocabulário próprio:

Assim como outros esportes, o mini-tênis igualmente ao tênis apresenta alguns termos próprios, geralmente apenas compreendidos pelos praticantes. Os mais comuns:

Ace – Saque que, bem colocado ou batido com muita força, não dá chance ao adversário de devolver a bola.

Backhand – Batida de esquerda (ou, para canhotos, de direita),.

Baloeiro – É uma gíria pejorativa utilizada entre os tenistas para se referir aos jogadores que mandam bolas altas (balões) de difícil devolução. Normalmente os jogadores iniciantes ou com pouca técnica se valem de tais artifícios para ganhar ao adversário, ainda que involuntariamente. Entretanto, há alguns jogadores profissionais famosos por "dar balão".

Quebra de serviço – Ganhar o game em que foi o adversário quem sacou.

Break point – Ponto em que o recebedor terá a chance de quebrar o serviço do oponente.

Iguais – Igualdade no placar de um game depois de ele atingir 40/40.

Drive – Qualquer golpe dado no fundo da quadra.

Drop shot ou Deixadinha – É uma devolução dada com efeito cortado (underspin) para que a bola aterrisse perto da rede do lado adversário.

Falta – Um erro no. Dois erros consecutivos, ou dupla falta, fazem o sacador dar um ponto ao oponente.

Forehand: Batida de direita (ou, para canhotos, de esquerda).

Net – Lance no qual durante a execução do saque, a bola toca a fita da rede (net) e cai dentro da área de saque, resultando na repetição daquele saque (tanto primeiro quanto segundo serviço).

Lob – Golpe dado sobre o adversário quando ele está próximo da rede.

Love – é o mesmo que zero. Os estudiosos dizem que foi introduzido à linguagem do tênis por dois motivos: O primeiro deles é o fato de que se o jogador está com zero, significa que ele só joga por amor, em inglês Love. O segundo dele é o fato de na língua francesa, l'oeuf significar ovo, que parece um zero.

Match point – Ponto que permite encerrar a partida.

Passada – Golpe dado sobre o adversário quando este está próximo da rede, em que a bola lhe passa pela esquerda ou direita.

Set – Parte da contagem do tênis. A série termina quando um dos tenistas atingir 6 games, desde que haja dois games de diferença. Há jogos em melhor de três ou cinco sets.

Set point – Ponto que permite encerrar um set.

Slice – Batida dada com a raquete quase na horizontal, como que "fatiando" a bola. É usado como recurso de defesa para quando não se está bem posicionado para executar um drive. Também é usado por muitos tenistas para fazer uma aproximação à rede ou simplesmente para quebrar o ritmo do adversário, que muitas vezes já espera uma bola veloz.

Smash – Batida dada por sobre a cabeça, quando a bola vem alta do adversário.

Topspin – Batida dada com efeito que faz a bola passar alta sobre a rede para sofrer uma brusca. Como o próprio nome diz, esse efeito faz com que a bola suba (top) e ganhe velocidade ao tocar na quadra.

Voleio – Ato de rebater a bola antes que a mesma toque a quadra. Geralmente é feito perto da rede.

Winner – Ponto vencedor. Bola lançada em local indefensável para o adversário.

A quadra:

O mini-tênis como o tênis é jogado em uma quadra retangular que tem 23,77m de comprimento e 8,23 de largura para partidas simples, para jogo de duplas a quadra tem 10,97m de largura. O espaço adicional em torno da quadra é necessário para que jogadores possam alcançar a bola. A rede tem 1,07m de altura nas extremidades 91cm de altura no centro.

A quadra de saibro é composta por terra e argila, coberta com pó de tijolo, um piso que torna o jogo um pouco mais lento. Em quadras de argila, as linhas são facilmente visíveis porque a bola deixa uma marca no solo. O Torneio de Roland Garros disputa-se em quadras deste tipo.

As quadras duras (hardcourt) abrangem muitas superfícies diferentes, variando do cimento, tartan ou asfalto. É um piso de jogo rápido e jogadores que gostam de sacar e subir para a rede têm vantagem neste tipo de superfície.

A grama é o piso mais rápido do tênis, caracterizando-se pela irregularidade da. Os grandes vencedores nesta superfície jogam ao estilo serviço e voleio, como Pete Sampras. O Torneio de Wimbledon é jogado nesta superfície.

Ranking

Foi feita uma pesquisa pela internet e não encontramos nenhuma entidade que organize e normatize a prática do Mini-tênis, mais conhecido como Raquetinha. O Portal do Mini-tênis atualmente é o único local aonde foram encontradas informações sobre a modalidade. Neste portal existe um Ranking dos atletas praticantes do esporte

Ranking Portal Mini Tênis

Equipamentos

 

Torneios

Este espaço é destinado para a divulgação dos principais torneios da modalidade. As Academias, clubes e locais de prática que estão cadastrados no Club Racket também podem divulgar seus torneios no portal.


Data: 13 a 15/08/2010
Datas: 04 e 05/12/2010
Data de inscrição:
Inscrições:
Lugar: Americana Tennis Center (ATC), Via Anhanguera, 125 Km
Lugar: Riviera de São Lourenço
Tipo de evento: Torneio aberto
Tipo de evento: Torneio aberto
Organizador/responsável: ATC
Organizador/responsável: Afemori
Taxa de Inscrição:
Taxa de Inscrição:

Eventos

Espaço para a divulgação de eventos referente a modalidade dos usuários cadastrados no Club Racket.

Onde Treinar

Faça o seu cadastro no Club Racket, o maior Portal de Esportes de Raquete.

Biblioteca

O objetivo da Biblioteca é dar sugestões indicadas pelos usurários do Club Racket de bons livros, textos, artigos referente a modalidade.

Curiosidades

Galeria de Fotos

Este espaço é reservado para os usuários do Club Racket que queiram postar alguma foto: antiga, com algum jogador famoso, ou mesmo uma foto incrível da sua história no esporte de raquete preferido.

  •