SQUASH DE OLHOS NOS JOGOS ABERTOS
Data: 07/11/2011
O presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, é constantemente procurado para aceitar o ingresso de novas modalidades nos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Há uma em especial que está bastante articulada e sonha alto já para 2012.
"Nada mais justo que o squash seja esporte de demonstração nos Jasc de Caçador e sejamos efetivados em 2013", afirma o presidente da Federação Catarinense de Squash (FCS), Nelson Neto.
"Estamos em todas as mesorregiões de Santa Catarina e contamos com onze etapas no Estadual".
Neto lembra ainda que, em abril de 2013, o Comitê Olímpico Internacional confirmará o ingresso do squash no rol de modalidades olímpicas.
"Já estamos nos Jogos Pan Americanos e o Brasil trouxe até um bronze de Guadalajara".
Como parte da candidatura que está sendo apresentada à Fesporte, a FCS realizou no final de semana, em Criciúma, a nona etapa do Catarinense de Squash com atletas de Florianópolis, Lages, Porto Alegre e Criciúma.
Os destaques foram os criciumenses Diego de Paula, Fabrício Fernandes e Fábio de Souza.
A disputa aconteceu no City Club.
Colaboração: Simone Moreira / Comunicação FCS
Fonte: ENGEPLUS
SQUASH É CAMPEÃO NA QUEIMA DE CALORIAS
Data: 06/09/2011
São poucas as modalidades capazes de secar as gorduras com a mesma eficácia do squash, mas os professores alertam: os totalmente sedentários não devem recorrer, de cara, ao jogo
Por: Grasielle Castro - CorreioBraziliense
Está difícil encontrar algum esporte capaz de desbancar o squash do topo do ranking das atividades físicas que mais ajudam na perda de peso.
Praticando o esporte, que carrega características do tênis e é jogado em quadra fechada, pode-se perder até 1,2 mil calorias em uma hora.
O mesmo tempo de corrida em ritmo pesado, por exemplo, faz com que uma pessoa perca, em média, 900 calorias.
Não exatamente popular, o squash ainda busca seu espaço.
Atualmente, há três locais em que se pode praticar o esporte na cidade.
O dono de um desses espaços, o supercampeão e professor de squash Mário de Oliveira diz que o esporte é mais fácil que tênis e golfe. “E não tem muita regra”, brinca Mário.
São necessárias apenas raquete e bolinha. Embora os jogos ocorram em dupla, é possível até praticar sozinho.
Outra vantagem, de acordo com o atleta, é que a atividade emagrece sem clima de academia. E foi isso que levou o dentista Mayronm Fonte, 25, a entrar no squash.
Há três anos, quando começou a praticar o esporte, pesava 120 quilos, hoje não passa dos 90kg. O dentista diz que o esporte foi o seu principal aliado na luta contra a balança.
“Não consigo imaginar minha vida sem esse esporte, isso já faz parte da minha rotina. Costumo jogar duas horas por dia de quatro a cinco vezes por semana.”
No entanto, não é necessária uma carga tão pesada quanto a de Mayronm para conseguir bons resultados.
Geralmente, o indicado é apenas meia hora de exercício.
“Squash é jogo rápido. Em pouco tempo, é possível perder muitas calorias. E é uma atividade divertida.
Por ser rápido e de precisão, sempre dá jogo”, assegura Mário. Além de ajudar na perda de peso, a prática do esporte é recomendada para quem quer aliviar o estresse e enrijecer a musculatura.
Para as mulheres, há ainda outro apelo, o fato de malhar principalmente glúteos e perna.
Aos que têm medo de ficar com apenas um braço malhado, Mário conta que joga há 39 anos e quase não vê diferença entre seus braços.
Na área da saúde, existe a vantagem de trabalhar o sistema cardiovascular. O engenheiro civil André Gomide, 25 anos, aposta na modalidade por ser um exercício que trabalha a questão da saúde e pela eficiência na hora de manter o peso.
“Comecei a fazer aula há 10 anos e encaro o esporte como um exercício completo. Não tenho problemas com ganhar peso porque sei que vou perdê-lo aqui”, diz.
Embora conte com muitas facilidades, o esporte não é exatamente a melhor escolha para os sedentários. O professor de squash Bruno Bolzan diz que muita gente começa a jogar e para no primeiro mês por não conseguir levar adiante o ritmo puxado.
“Entrar na quadra é uma boa opção para quem não é completamente parado”, alerta. Bolzan pratica a atividade há mais de 18 anos e diz que nesse período já viu muita gente começar a jogar e a se machucar.
“Há casos de quem não está acostumado a fazer exercício e não consegue se controlar direito”, conta.
Para evitar esse tipo de problema, ele indica aos iniciantes que em paralelo tenham acompanhamento de academia.
Fonte www.superesportes.com.br
DEFINIDA A EQUIPE DE SQUASH BRASILEIRA
Data: 02/09/2011
Confederação Brasileira de Squash após as seletivas masculina e feminina cofirma a equipe de squash com a seguinte formação.
Delegado Técnico e Chefe de Equipe: Sr. Roberto Mori
Treinadora Feminino: Sra. Karen Redfern
Treinador Masculino: Sr. Fernando Cechin
Equipe Feminina:
Thaisa Serafini
Mariana Pontalti
Marina Costa
Reserva: Juliana Pereira
Equipe Masculina:
Rafael Alarcon
Vinicius Rodrigues
Vinicius Costa
Reserva: Manoel Pereira
Em setembro serão realizados testes físicos para avaliação dos atletas convocados para verificar a real condição de cada um.
Fonte: Ofício CBS / 0012 – 2011 – Sr. Nelson Neto – Presidente da CBS