Sáb, 05 de Março de 2011 19:56

Regras

Qualifique este item
(0 votos)

CBBT (Confederação Brasileira de Beach Tennis) está filiada na I.F.B.T. (International Federation of Beach Tennis) e representa a modalidade Beach Tennis e suas variantes: Beach Tennis – areia, Green Tennis – Gramado e Ginásio e Free Tennis – outras superfícies.

Área de Jogo

A dimensão do campo de Beach Tennis na modalidade de singulares é 16x5m e de pares 16x8m, dividido ao meio por uma rede com 1,70m de altura quando jogado em areia.

Bola

A bola corresponde ao peso, medida e pressão, de acordo com as especificações do I.F.B.T.

Raquete

A raquete devem atender as normas da I.F.B.T. para provas oficiais. As medidas são no máximo 55cm de comprimento e 30cm de largura.

Jogo

O objetivo do jogo é devolver a bola recebida, sem ressalto no chão, para o campo adversário.

Sorteio

A escolha de lado, servidor ou recebedor é feita por sorteio.

Mudança de lado

Quando a totalidade dos pontos for impar, os jogadores trocam de lado.

Pontuação

A pontuação é 15, 30, 40, ganha o jogo quem ganhar o ponto subsequente ao 40.

Encontros

Os encontros geralmente são de 6 games, podendo variar conforme a disponibilidade de tempo e número de participantes. Em caso de igualdade joga-se um tie-break.

Tie-break

Quando existe uma igualdade de games em 6-6, 7-7 ou 8-8, realiza-se um tie-break. Se a contagem do Tie-Beak atingir 6 a 6, o vencedor será a dupla que obter uma diferença de 2 pontos sobre o adversário. Os jogadores mudam de lado sempre que fizerem 4 pontos.

 Serviço

O serviço é efetuado atrás da linha de fundo. Nos jogos da categoria Mista o jogador masculino é obrigado a servir por baixo.

Falta no serviço

É considerada falta no serviço se: a bola sair fora da área do campo; a bola atingir um objeto permanente, o jogador entrar no campo antes de bater a bola.

Serviço toca na rede

Sempre que o serviço toca na rede a jogada terá de continuar. Não existe repetição.

Fonte: Confederação Brasileira de Beach Tennis