A modalidade foi criada em 1995 em Stoke Mandiville (ING) e em 1999 foi estruturada a Associação Internacional de Badminton para Deficientes – IBAD (International Badminton Association for Desability) órgão vinculado a BWF (Federação Internacional de Badminton – Badminton World Federation) entidade que dita a modalidade Badminton no mundo.

No inicio ocorriam competições esporádicas nos países europeus.

Destacamos o campeonato Internacional de Dortmund-ALE que é o único campeonato que vem sendo realizado sistematicamente desde 2000.

Como cada pais possuía adaptações e regras diferentes, em 2002 a IBAD organizou estudos das regras para que a modalidade tivesse uma regra única e que fosse definido quais as classificações e deficiências que o esporte iria contemplar.

Em 2005 com a entrada dos países asiáticos nas competições organizadas pela IBAD, tivemos um grande avanço tanto na quantidade quanto na qualidade técnica dos para-atletas e competições.

No ano de 2009 durante a realização do Campeonato Internacional de Dortmund-ALE tivemos a primeira participação de um brasileiro em eventos internacionais, o Létisson Samarone foi na condição de Técnico "participante" onde contou com o apóio e colaboração dos organizadores do evento contribuindo com informações.

Essa participação levou a IBAD a convidar o Brasil para participar do mundial de 2009 que ocorreu em Setembro deste ano na Coréia do Sul, os para-atletas indicados para representar o Brasil foram: Karen Sakayo, Rômulo Soares, Rodrigo Campos, Geraldo Oliveira e Rodrigo Alminhas, não participaram do campeonato mundial por falta de patrocínio.

Em Brasília tivemos o primeiro campeonato oficial de ParaBadminton organizado por uma federação de Badminton (FBB) no ano de 2008.

No ano seguinte tivemos duas etapas do campeonato Brasiliense e o 1º Campeonato Brasileiro da Categoria também na cidade de Brasília.

No Brasil a grande conquista da modalidade foi a criação de uma diretoria dentro da Confederação Brasíleira de Badminton – CBBd em Outubro de 2009, onde agora o Parabadminton tem uma estrutura organizacional que trabalhará aliada a estrutura já existente na Confederação servindo de "base para o esporte.

Também foi criado um email ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) para que os interessados pudessem usar como referência e buscar informações e ajuda.

Paralelo ao mundial da Coréia do Sul ocorreu a assembléia Mundial onde foi eleito o Comitê Internacional e os representantes continentais, no caso do Brasil estamos vinculados ao Setor PANAN tendo o Raul Anguilano –GUA como o representante continental.

Também foi decidido que os eventos da IBAD utilizará o termo ParaBadminton para designar e padronizar a modalidade. A proposta também é a de realizar os campeonatos mundiais nos anos impares e nos anos pares os torneios continentais ( europeu, asiático, etc).

Na Reunião dos dirigentes continetais de 2009 também ficou decidido que a IBAD deixará de ser uma associação e passará a ser uma Federação internacional - PBWF (ParaBadminton World Federation - Federação Mundial de ParaBadminton). Será um processo de transição.

Neste ano (2010) vai acontecer o primeiro Campeonato de ParaBadminton da história.

O próximo mundial da modalidade acontecerá na Guatemala em 2011.

Fonte: Parabadminton Blog