Brasileiros finalizam período de aclimatação para as Paralimpíadas de Londres

Qualifique este item
(1 vote)

Data: 20/08/12

Meta da delegação é superar o desempenho dos Jogos de Pequim 2008.

A nove dias do inicio dos Jogos Paralímpicos de Londres, a delegação brasileira está pronta para se despedir de Manchester, cidade inglesa escolhida para a aclimatação dos atletas.

Das 18 modalidades que o país disputará na capital inglesa, 16 viajaram mais cedo para finalizarem sua preparação no exterior.

Atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado fizeram sua aclimatação em Manchester.

Hipismo fez uma parte na França e outra em Bishop Burton (Inglaterra), com direito a competição com alguns dos países que disputarão as Paralimpíadas.

Vela adaptada e tiro esportivo embarcam nesta terça-feira direto para Londres.

Desde o dia 14, mais de 200 atletas e técnicos brasileiros estão em Manchester. A cidade recebeu a delegação brasileira de braços abertos. Com instalações de ponta, os atletas realizam treinamentos em uma das melhores instalações da Europa.

Além da qualidade estrutural técnica, a alimentação dos atletas também foi planejada, mas exportada do Brasil. Para amenizar a saudade de casa, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) levou para a aclimatação uma alimentação tipicamente brasileira. Com arroz, feijão, salada e tempero tipicamente nacionais, a delegação conta com refeições balanceadas, elaboradas pela chef de cozinha Nara Codo e a nutricionista Flávia Figueiredo.

Essa é a primeira vez que o Brasil proporciona a aclimatação para a delegação brasileira antes da disputa dos Jogos Paralímpicos, graças ao convênio feito pelo CPB com o Ministério do Esporte, via Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv).

Em Pequim 2008, apenas atletismo e natação chegaram antes à China, com aclimatação em Macau.

Os Jogos Paralímpicos de Londres acontecem entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro.

Fonte: Ahe Brasil