Seg, 07 de Março de 2011 17:38

História

Qualifique este item
(0 votos)

A Origem do Paddle

O Paddle surgiu no mar.

Foi a partir dos jogos adaptados do tênis e praticados abordo dos barcos ingleses, em 1890, com o objetivo de divertir os passageiros, que o esporte começou a se desenvolver.

Em terra, o Paddle passou a ser jogado vários anos depois (1924), quando o norte-americano FRANK BEAL, secretário da Comunity Council de New York, levou até então " tênis de alto mar ", para os parques municipais de sua cidade (New York) dando o nome de Paddle Tennis, já que utilizava paleta de cabo curto ao invés de raquetes. A partir daí, o paddle foi evoluindo.

Em 1928, já popular na periferia de New York e em alguns estados vizinhos, o Paddle sofreu adaptações para que pudesse ser praticado durante o inverno, em áreas ao ar livre, sem preocupações com a neve. A idéia partiu de dois fãs do tênis os norte-americanos: FRESSEDEN BLANCHARDY e JAMES COGSWELL. Eles passaram a praticar o esporte em duplas, em instalações feitas de madeira e arame.

A plataforma de madeira facilitava a armação das quadras mesmo em terrenos irregulares, sem necessidade de alisamento do solo, uma vez que era montada sobre estacas de tamanho variável. Colocar tudo dentro de uma rede metálica resolveu o problema da perda de bolas.

Scarsdale, próximo a New York, onde fica o clube de Tênis Fox-Meadow, no qual são realizados anualmente os campeonatos oficiais de "Platform Tennis" nome dado inicialmente ao esporte e considerada a pátria do Paddle e FRESSEDEN e COGSWELL são reconhecidos oficialmente como seus fundadores.

Com as alterações realizadas pelos dois norte-americanos, o Paddle se transformou em um jogo mais dinâmico, competitivo e difícil em relação ao esporte praticado nos barcos ingleses no final do século passado.

O nome "Platform Tennis" acabou servindo posteriormente apenas como referencial nos regulamentos, já que o esporte foi batizado de Paddle, que significa "objeto redondo de madeira". Além da denominação, o jogo sofreu mudança em seu regulamento.

Se ingleses e norte-americanos formaram a base do Paddle, coube ao mexicano ENRIQUE CORCUERA a idealização das regras que regem mundialmente o esporte.

Depois de várias tentativas, CORCUERA, chegou em 1969 as condições ideais para a prática do esporte: quadra 20m x 10m, com um mínimo de 3m e um máximo de 4 metros de altura nas paredes de fundo.

As medidas são usadas até hoje. CORCUERA tinha como amigo o príncipe espanhol ALFONSO DE HOHENLOHEN, que levou o Paddle para seu país, onde se expandiu rapidamente por várias regiões.

Atualmente o Paddle é sucesso em diferentes países, como México, Espanha, Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai, Chile, Itália, França, U.S.A., Bélgica, Canadá e Austrália entre outros.

Fonte: www.paddle.com.br