MAIS DE 70% DA DELEGAÇÃO NO PARAPAN É BOLSISTA DO ME

Qualifique este item
(1 vote)

A equipe brasileira de atletas que disputará a quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos, de 12 a 20 de novembro, em Guadalajara, no México, conta com 223 atletas, sendo 158 deles (71%) beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Eles irão buscar classificações para as Paraolimpíadas de Londres em 2012 e competirão no mesmo patamar de igualdade de países desenvolvidos como Canadá e Estados Unidos.

Os atletas disputarão 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeiras de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, goalball, judô, halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e vôlei sentado.

Um convênio firmado entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), no valor de R$ 6,3 milhões, viabilizou a ida de seis seleções brasileiras paraolímpicas.

O Parapan será classificatório para os Jogos de Londres 2012 em algumas modalidades, como basquete (Canadá e Estados Unidos já têm vaga), goalball, halterofilismo (vencedor de cada categoria de peso) tênis de mesa (o campeão de cada categoria) e vôlei sentado (somente o campeão conquista vaga).

No tiro com arco e no tênis em cadeiras de rodas, a pontuação no Parapan vale para o ranking internacional, qualificatório para as Paraolimpíadas.

Na primeira edição dos Jogos em 1999, na cidade do México, o Brasil conquistou 180 medalhas (92 de ouro, 55 de prata e 33 de bronze), alcançando o segundo lugar geral.

Em Mar del Plata 2003, o país foi vice novamente, com 164 (80 ouros, 53 pratas e 31 bronzes).

A meta deste ano é repetir a primeira colocação no quadro geral de medalhas, conquistada na última edição do Parapan-Americano no Rio.

Segundo o presidente do CPB, Andrew Parsons, o hipismo, modalidade que recebeu R$ 207,3 mil da verba do ministério, foi a primeira categoria a utilizar os recursos em um intercâmbio internacional cultural que começou no dia 6 de junho em competições na Europa, com qualificatórias para Londres 2012.(Ministério do Esporte)

Fonte: www.cbtm.org.br