Dom, 19 de Junho de 2011 19:50

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Cesta Punta

O Jogo

O jogo de cesta punta é uma derivação da primitiva cesta ou luva de vime inventada por Gaintxiki em meados do século XIX, e que em sua origem se chamou "chistera".

Esta cesta foi utilizada primeiramente no jogo de "rebote", em praça livre.

Quando se popularizou o "ble", foi adaptada pelos profissionais como um única ferramenta, com a qual poderiam realizar partidas espetaculares. Junto com pelotas mais vivas, é na província de Guipúzcoa onde a cesta de vime começa uma nova etapa no jogo de pelota: o "ble", e o frontão de parede esquerda de dimensões até então desconhecidas, já que o comprimento ficava em torno de 60 metros.

Esta modalidade recebeu além do nome de "chistera", os nomes joko-garbi (jogo limpo), "punta volea" e atualmente "cesta punta". Em 21 de maio de 1877 foi construído o frontão de Atocha, o primeiro que existiu em Donostia.

Onde se alternava o jogo de rebote e da cesta, o antigo e o novo. Ao mencionar este frontão é essencial recordar de Indalecio Sarasketa, o famoso "Chiquito de Eibar", nascido em Durango em 1860. Desde muito novo quando se mudou para Eibar, motivo pelo qual começou a jogar a pelota com o apelido de "Azpiritxiki", que mais tarde mudaria para "Chiquito de Eibar". Outro grande evento para a cesta foi a inauguração do frontão Plaza Euskara em 1882, em Buenos Aires.

Este frontão era de propriedade da Sociedad Laurak-Bat, e graças a construção deste, os pelotaris Bascos realizaram sua primeira viagem à América. Em 1891 aparece uma nova estrela da pelota: Angel Bilbao, "Chiquito de Abando".

Com somente dez anos viajou à Argentina selecionado como grande promessa por Chiquito Eibar. Dada a notoriedade deste jogo em Cuba e no México, os esportistas da America do Norte se interessaram, e após sua apresentação como novidade na Exposición Universal de San Luis em 1904, se instalou definitivamente em Miami em 1924. Assim, em 1926 foi construído o magnífico frontão "Bizkayne Jai Alai" por iniciativa de José Joaquín Castañeda de Donostia.

A inauguração do Miami Jai Alai iniciou a era de esplendor da cesta punta e seus praticantes profissionais cuja lista encabeçam Arriola, Guisasola, Ramon, Eguisazu, Urbieta, Careaga, e muitos outros. Graças a espetacularidade do jogo surgiram frontões de cesta punta não somente em Madri e em muitas cidades importantes da Espanha, mas também na Itália (Roma, Nápoles, Florença, Milan, Turin), na Bélgica (Bruxelas), no norte da África (Alexandria, o Cairo, e Tânger), na Argentina, no Brasil, no México, em Havana, nas Filipinas e também no Oriente Médio.

No que se refere aos frontões, a cesta punta em Euskadi, contou sempre com magníficos recintos onde foram exibidas e seguem mostrando o excepcional jogo das grandes figuras da especialidade. Em primeiro lugar devemos mencionar o frontão de Markina, "La universidad de la Pelota", que data de 1928. Deste histórico recinto saiu a maioria dos mais gloriosos pelotaris que escreveram seus nomes na história do esporte.

Não podemos esquecer do Ezkurdi Jai Alai de Durango, inaugurado em 1955, e que teve seu primeiro festival em 13 de junho de 1957.

Por ali passaram os pelotaris: Muguerza, Orbea I, los hermanos Careaga, Txikito de Vergara, Ondarru, Totolo, Urrutia, Chucho Larrañaga, Bengoa, Egurbide... Gernika Jai-Alai, o majestoso frontão de Guerestu, construído em 1963, cumpre sua dupla função de recinto industrial e escola de pelota.

São estes três frontões a base da cesta em Euskadi atualmente, mas não podemos deixar de lados os de Fadura, de Izarratiz (Azpeitia) e de outros muitos.

São história os anos em que apareciam pelotaris e grandes figuras como geração espontânea. De aldeias e cidades pequenas chegavam aos frontões garotos com enorme qualidade e se tornavam grandes pelotaris.

Hoje em dia, são as escolas e empresas que se encarregam da seleção destas promessas. Os melhores estudantes destas escolas disputam todos os anos uma competição organizada por Ezkurdi de Durango, que se comemora nesta localidade.

As partidas são disputadas em quinelas (individuais e duplas) completando de cara um salto para os frontões americanos. Também existem escolas na França, principalmente em San Juan de Luz, Biarritz e Mauleón, frontões que vêm mostrando pelotaris de qualidade, alguns deles jogam na Flórida.

ESTRATÉGIA

A estratégia do jogo se resume em ganhar a ofensiva a fim de controlar e garantir o ponto.

Para que isso ocorra é necessário:

- neutralizar o atacante (delantero) não deixando a bola em seu alcance porque como este fica mais próximo do fronte, pode jogar as bolas com mais precisão, velocidade e efeito, sendo assim fazer com que o seu adversário responda no fundo da quadra limita sua vantagem e o perigo da jogada;

- manter a bola junto a parede lateral para dificultar a recepção e para restringir os movimentos do adversário;

- a seleção de bolas também é um fator que influencia a estratégia porque antes de cada saque é oferecido ao sacador a possibilidade de escolher uma entre as bolas disponíveis (sempre existem bolas mais rápidas e mais lentas).

EQUIPAMENTOS

Ferramenta:

- maderial: madeira de castanheira tecida com vime comprimento em linha reta: 62 a 69 cm

- profundidade: 15 a 16 cm

- comprimento com curvatura: 90 a 100 cm

- largura: aprox. 12 cm

Pelota:

- peso do núcleo: 100 a 108 g

- peso total: 125 a 130 g

- diâmetro: 63 a 64 mm

QUADRA

Comprimento: 54m

Altura: 10m

Largura: aprox. 10m

Altura Contracancha: 3,5m (mínimo)

Largura Contracancha: 4,5m (mínimo)

Saque: 40m

Passa: 26m

Falta: 16m

REGRAS

- em uma partida oficial 6 bolas ficam disponíveis para seleção pelos jogadores durante o jogo, sendo que cada equipe fornece 3 bolas;

- antes de cada saque o sacador deve avisar a equipe adversária;

- a cada ponto, a equipe que ganhou tem o direito de escolher a bola de jogo antes do saque;

- uma equipe perde o ponto no saque se: o saque não é finalizado; o saque se realiza fora dos limites da quadra; se a bola não ultrapassa a linha de "falta"; e se a bola toca em qualquer chapa delimitadora de jogo;

- no saque quando a bola toca o piso depois da linha de "passa", o saque é invalidado mas a equipe que sacou tem mais uma única oportunidade de realizar um saque válido;

- pontos por partida: 35 (duplas) e 25 (individual);

- a bola só pode tocar no piso uma única vez antes de um membro da equipe realizar a jogada, e depois até ela bater no fronte não pode tocar no piso;

- em partidas oficiais o uniforme de jogo é composto por calça branca, tênis branco, camisa polo vermelha ou branca (a ser decidido em função do mando de jogo), faixa (cinta) vermelha ou azul e capacete branco;

JOKO GARBI

 O JOGO

Assim como outras especialidades, o joko garbi, tem sua origem relacionada a especialidade de "rebote".

Como o significado do seu nome "jogo limpo" sugere, este difere da cesta punta por não permitir que a bola seja retida na cesta, o que fez com que os mais puristas o considerassem como um jogo mais nobre e mais limpo.

Os jogos geralmente são realizados em praça livre mas também é jogado em quadras de 36m e os movimentos de "receber" e lançar a bola, a primeira vista, parecem muito com uma mescla de técnicas da cesta punta e do share.

A cesta utilizada é um pouco menor que a cesta usada pelo delantero na cesta punta só que com uma profundidade parecida com a do remonte.

 Infelizmente o joko garbi sobrevive a duras penas porque somente é jogado na França e em alguns lugares da Espanha. Mas esta situação deve mudar uma vez que também é jogado em quadras de 36m que são comuns na maioria dos países praticantes da pelota basca e resulta em um jogo tão emocionante quanto o da cesta punta.

Com o apoio de jogadores e técnicos da Espanha e da França estamos introduzindo no Brasil esta especialidade.

ESTRATÉGIA

A estratégia do jogo se resume em ganhar a ofensiva a fim de controlar e garantir o ponto.

Para que isso ocorra é necessário:

- neutralizar o atacante (delantero) não deixando a bola em seu alcance porque como este fica mais próximo do fronte, pode jogar as bolas com mais precisão, velocidade e efeito, sendo assim fazer com que o seu adversário responda no fundo da quadra limita sua vantagem e o perigo da jogada;

- manter a bola junto a parede lateral para dificultar a recepção e para restringir os movimentos do adversário;

- a seleção de bolas também é um fator que influencia a estratégia porque antes de cada saque é oferecido ao sacador a possibilidade de escolher uma entre as bolas disponíveis (sempre existem bolas mais rápidas e mais lentas).

EQUIPAMENTOS

Ferramenta:

- maderial: madeira de castanheira tecida com vime

- comprimento em linha reta: 58 cm

- profundidade: 8 cm

- largura: aprox. 12 cm

Pelota:

- peso do núcleo: 35 g

- peso total: 125 a 130 g

- diâmetro: 62 a 64 mm

QUADRA

Comprimento: 36m

Altura: 10m

Largura: aprox. 10m

Altura Contracancha: 2m (mínimo)

Largura Contracancha: 4,5m (mínimo)

Saque: 33m

Passa: 24,5m

Falta: 14m

REGRAS

- em uma partida oficial 6 bolas ficam disponíveis para seleção pelos jogadores durante o jogo, sendo que cada equipe fornece 3 bolas;

- antes de cada saque o sacador deve avisar a equipe adversária;

- a cada ponto, a equipe que ganhou tem o direito de escolher a bola de jogo antes do saque;

- uma equipe perde o ponto no saque se: o saque não é finalizado; o saque se realiza fora dos limites da quadra; se a bola não ultrapassa a linha de "falta"; e se a bola toca em qualquer chapa delimitadora de jogo;

- no saque quando a bola toca o piso depois da linha de "passa", o saque é invalidado mas a equipe que sacou tem mais uma única oportunidade de realizar um saque válido;

- pontos por partida: 40;

- a bola só pode tocar no piso uma única vez antes de um membro da equipe realizar a jogada, e depois até ela bater no fronte não pode tocar no piso; a bola não pode ser retida na cesta durante a realização de uma jogada;

- em partidas oficiais o uniforme de jogo é composto por calça branca, tênis branco, camisa polo vermelha ou branca (a ser decidido em função do mando de jogo), faixa (cinta) vermelha ou azul, capacete branco e protetor de olhos (uma espécie de óculos de proteção);

MANO

O JOGO

A partir do século XII e de forma progressiva vão aumentando as referências documentadas dos jogos de pelota.

Em primeiro lugar, o implantação do jogo de pelota na França parece evidente, com diferença notável em relação a outros países.

A modalidade mais prolongada e característica é o "jeu do paume" ou o "jogo da palma", isso deve dizer, jogo de pelota com a palma da mão.

O nome permanecerá, embora em sua evolução posterior se pratique com diversos instrumentos.

A "paume" era praticada em duas modalidades: a "paume longue" e a "paume courte". A primeira jogada em espaços abertos, terrenos planos, nas muralhas das cidades ou dos castelos; a segunda, em lugares fechados, cobertos ou não, dentro de palácios e conventos.

Ambos constituem um mesmo tipo de jogo, cuja diferença fundamental descansa sobre o espaço ou no terreno diferente do jogo onde se praticaram.

É significativo também, de um ponto de vista sociológico, que a "paume courte" era em sua origem uma modalidade privativa da nobreza e do clero, em razão precisamente do lugar do jogo: o tripot.

O povo não teve o acesso a estes. Dai surge como alternativa o "paume longue", em terreno comum, a campo aberto e sem as complicações técnicas prescritas que a arquitetura das salas fechadas comportavam.

Não é exata, porém, a apreciação de alguns comentaristas que mantiveram a idéia de que o jogo de pelota estava proibido para o povo e era privativo dos nobres, cavaleiros e clérigos.

As proibições freqüentes, tanto reais quanto eclesiásticas, demonstram, precisamente, que sua prática era comum e estava extendida a todas as classes sociais. Estas proibições surgem para abafar os freqüentes escândalos e excessos que na ocasião destes jogos eram cometidos.

Às vezes, os decretos reais mostram a preocupação de alguns monarcas pelo abandono das artes de guerra que a prática destes exercícios esportivos comportavam.

No curso dos séculos XIII e XIV o jogo do "paume" se espalhou por toda França. A. DE LUZE (1933) chega a comprovar a existência mais de 300 "trípots" ou jogos de pelota (como também se denominava em outros lugares o terreno de jogo), embora outros autores chegam a falar mais de 500.

Isto quer dizer que, se no princípio as salas de jogo estavam localizadas nos claustros dos conventos ou em dependências palacianas particulares, neste momento muitas delas estavam localizadas nas cidades, freqüentemente em hospedarias e do acesso livre conseqüentemente, que foram exploradas por seus proprietários como o negócio por meio de seu aluguel.

A existência dos jogos de pelota também é identificada na Itália, de onde parece que se introduziu pela primeira vez a raquete provavelmente de origem bizantina e um certo tipo de pala.

Na península ibérica podemos rastrear a prática do jogo de pelota em textos que vão desde a "Etimología" de Isidoro de Sevilha (desde o ano 633), passando por "O livro de Apolonio", "A lei real da Espanha", "O livro dos jogos", "As partidas" ou "Cantigas ao virgin", estes três de Alfonso X "O sábio", até "O livro do amor bom" do Arcipreste Hita e "O Livro de Alexandre".

Um Estilo Diferente

O incrível Agustín Waltari deixou sua marca na história no Campeonato Mundial de 2002 realizado em Pamplona, Espanha.

O cubano de 23 anos, chamado de "o pitcher do trinquete" pela imprensa local, deixou assombrado todos que tiveram a felicidade de ver um de seus jogos no trinquete de Mendillorri.

Golpeando a bola com o braço de cima para baixo e com as pernas flexionadas, ele faz com que a bola saia como um tiro e ainda causa uma variação no sentido de rotação da bola que resulta em um efeito demolidor.

Com ele mesmo explica: "é um estilo adaptado do baseball para a pelota que me tem servido muito bem.

Dá muito mais velocidade e os efeitos são letais porque a bola vem de forma inversa." Waltari ganhou o ouro na modalidade individual e a prata na de duplas, e garantiu que tem mais por vir nos próximos 3 mundiais que pretende disputar.

 

ESTRATÉGIA

A estratégia do jogo se resume em ganhar a ofensiva a fim de controlar e garantir o ponto.

Para que isso ocorra é necessário:

- neutralizar o atacante (delantero) não deixando a bola em seu alcance porque como este fica mais próximo do fronte, pode jogar as bolas com mais precisão, velocidade e efeito, sendo assim fazer com que o seu adversário responda no fundo da quadra limita sua vantagem e o perigo da jogada;

- manter a bola junto a parede lateral para dificultar a recepção e para restringir os movimentos do adversário;

- a seleção de bolas também é um fator que influencia a estratégia porque antes de cada saque é oferecido ao sacador a possibilidade de escolher uma entre as bolas disponíveis (sempre existem bolas mais rápidas e mais lentas).

Quando jogado em trinquete os jogadores devem defender a grade (ver indicação da janela com grade no esboço da quadra) para que o adversário não ganhe o ponto.

EQUIPAMENTO

Pelota para Trinquete:

- peso do núcleo: 24 a 25 g

- peso total: 95 a 97 g

- diâmetro: 59 a 60 mm

Pelota:

- peso do núcleo: 30 a 33 g

- peso total: 101 a 107 g

- diâmetro: 62 a 64 mm

QUADRA

Comprimento: 36m

Altura: 10m

Largura: aprox. 10m

Altura Contracancha: 2m (mínimo)

Largura Contracancha: 4,5m (mínimo)

Saque: 14m

Passa: 24,5m

Falta: 14m

 

Comprimento: aprox. 30m

Altura: 10m

Largura: aprox. 10m

Comprimento Telhadinho: aprox. 30m

Altura Telhadinho: aprox. de 1,9m (baixo) a 2,4m (alto)

Largura Telhadinho: 1,45m

Saque: 10m

Passa: não se aplica

Falta: 15m

REGRAS

- em uma partida oficial 4 (6 em mano profissional de duplas) bolas ficam disponíveis para seleção pelos jogadores durante o jogo, sendo que cada equipe fornece 3 bolas;

- antes de cada saque o sacador deve avisar a equipe adversária;

- a cada ponto, a equipe que ganhou tem o direito de escolher a bola de jogo antes do saque;

- uma equipe perde o ponto no saque se: o saque não é finalizado; o saque se realiza fora dos limites da quadra; se a bola não ultrapassa a linha de "falta"; e se a bola toca em qualquer chapa delimitadora de jogo;

- no saque quando a bola toca o piso depois da linha de "passa", o saque é invalidado mas a equipe que sacou tem mais uma única oportunidade de realizar um saque válido (não se aplica em trinquete);

- pontos por partida: 22, 40 (individual - trinquete) e 50 (duplas - trinquete);

- a bola pode pingar um número ilimitado vezes sobre o telhadinho (trinquete);

- se a bola pingar no piso e depois bater na grade do telhadinho é ponto da equipe que fez a jogada, caso contrário é ponto da equipe adversária (trinquete);

- a bola só pode tocar no piso uma única vez antes de um membro da equipe realizar a jogada, e depois até ela bater no fronte não pode tocar no piso;

- em partidas oficiais o uniforme de jogo é composto por calça branca, tênis branco, camisa polo vermelha ou branca (a ser decidido em função do mando de jogo) e faixa (cinta) vermelha ou azul;

CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS

1 - Cola nas Mãos

O ritual começa por volta de uma hora antes do jogo quando os pelotaris se encontram no vestiário e iniciam o processo. O primeiro passo é aplicar colar nas mãos para que as proteções que serão colocadas fiquem bem firmes. Também são usadas fitas adesivas.

2 - Esparadrapo em um Pequeno Forno

Os pelotaris têm um pequeno forno onde esquentam tiras de esparadrapo para que se prendam melhor a mão. Uma vez colocadas, são postos os "tacos", primeiro de um material mais macio (isolante utilizado na colocação de janelas, por exemplo), que pode ser coberto por um pedaço de bandagem, e em seguida se colocam os mais duros (placas, goma dura, etc ...) para evitar que a bola seja amortecida no golpe.

3 - Recortando

Uma vez colocados os "tacos", se cobrem os dedos, mediante um sistema similar ao utilizado na mão, só que menos grosso. Em função do gosto do jogador, os dedos podem ser totalmente cobertos ou só uma parte, o importante é recortar bem a proteção de forma que não fique sobrando nenhum pedaço que possa atrapalhar na hora de golpear a bola. Fonte: Historia de la Pelota en Navarra, Diario de Navarra